sábado, 14 de dezembro de 2013

Novo horário da oficina de rede livre

Oficineiro Tiago Stamato - Laboratório de Cultura Digital da UFPR

A oficina “Rede Livre: como criar seu site, blog ou portal e inserir conteúdo multimídia”, ministrada pelo Tiago Stamato, do Laboratório de Cultura Digital da UFPR, foi transferida para o período da tarde e iniciará a partir das 15h. A atividade é gratuita, com inscrição realizada no local. A Teia Potiguar acontece até este domingo (15) no IFRN Cidade Alta.

A Rede Livre é uma junção de tecnologias sociais e digitais construída por diversos desenvolvedores de forma colaborativa. O objetivo é tornar ferramentas desenvolvidas em software livre acessíveis e favorecer o surgimento e o fortalecimento de conexões em redes entre agentes culturais, comunicadores, movimentos e interessados em geral.

A ferramenta oferece, de maneira unificada, a possibilidade de se criar uma página em wordpress com layout de website, mapear iniciativas por meio do sistema de georreferenciamento, discutir e formular propostas coletivas por meio do Delibera, fazer campanhas de mobilização e gerenciar contatos. Tudo isso aglutinado numa mesma plataforma.




Como foi - 1º dia da Teia Potiguar

Foi dada a largada para o II Fórum dos Pontos de Cultura do RN. Nesta sexta-feira, 13 de dezembro de 2013, a TEIA Potiguar teve sua abertura oficial conduzida por Rodrigo Bico e Buhiú, e contou com as emocionantes apresentações da Cia Gira Dança e Orquestrim Conexão Felipe Camarão. 

A mesa de abertura teve mediação de Teotonio Roque (Comissão Nacional dos Pontos de Cultura) e contou com a participação de Pedro Vasconcellos da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, deputado Fernando Mineiro, Fábio Lima representando a deputada Fátima Bezerra, Mary Land Brito do IFRN Cidade Alta, Isaura Rosado da Secult/RN, Edmilson Lopes Junior pró-reitor de extensão da UFRN. 

O prefeito Carlos Eduardo não pode estar presente, porém enviou suas melhores recomendações e afirmou que o município está mergulhado na Teia e disposto à formação de uma Rede Municipal dos Pontos de Cultura. Sobre este ponto Pedro Vasconcellos (MinC) enfatizou a importância da parceria entre o governo federal e os estados e municípios brasileiros, para a descentralização do Programa Cultura Viva pelo país. Ele afirmou ainda que o desejo do Ministério da Cultura é que a realização da TEIA da Diversidade 2014 em Natal - que acontece de 06 a 10 de maio - será a porta de entrada para a concretização desse desejo. 

"Nós queremos implantar uma Rede Municipal dos Pontos de Cultura aqui em Natal. Queremos deixar isso como legado da Teia Nacional para o município de Natal. Vamos transformar Natal na capital da cultura brasileira durante os cinco dias da Teia Nacional da Diversidade", afirmou Vasconcellos.

Pedro solicitou aos delegados dos Pontos do RN presentes na abertura para que houvesse um envolvimento de toda a sociedade civil para a realização deste encontro nacional. "Nós precisamos organizar um comitê local porreta. Essa TEIA não pode ser uma nave espacial que pousa e vai embora. Vamos fazer um processo que envolva todo o estado com atividades espalhadas pelo RN e envolvendo toda a sociedade civil. Vamos demarcar a bandeira da cultura brasileira e popular na Teia da Diversidade", comentou.

A programação da TEIA segue durante todo este sábado e encerra no domingo (15) com a realização da plenária final. Confira a programação completa e participe: 

Assista a cobertura completa do 1º dia da Teia Potiguar.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ministério da Cultura está em Natal para debater o programa Cultura Viva

Abertura oficial terá apresentações da Cia Gira Dança e Orquestrim Conexão Felipe Camarão
Fórum Potiguar começa sexta (13) e será predecessor do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura que acontece em maio de 2014 em Natal

Nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 16h, terá início a TEIA Potiguar com a realização do II Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte, debates, oficinas, relatos de experiências e apresentações culturais, com objetivo de despertar na população o interesse pelo debate e participação das discussões acerca das políticas culturais de sua localidade. A programação segue até o domingo (15) no IFRN Cidade Alta. O acesso é gratuito e aberto ao público.

O encontro reunirá representantes dos 53 Pontos de Cultura ativos do RN e contará com a participação de parceiros da Teia Nacional da Diversidade 2014, como o IFRN, UFRN, Fundação José Augusto/SecultRN e Fundação Capitania das Artes. O Ministério da Cultura também confirmou presença e irá discutir o Programa Cultura Viva no Rio Grande do Norte. A Teia Potiguar será anfitriã do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que será sediado em Natal no período de 6 a 10 maio de 2014.

"A TEIA Potiguar é uma preparação para o Encontro Nacional dos Pontos que será realizado em Natal. Vamos aproveitar a presença do MinC, dialogando com os Pontos, governos municipais e estaduais, e instituições de ensino, para iniciar a construção de um edital municipal para a criação da Rede de Pontos de Cultura de Natal, que será debatido durante a realização da Teia Potiguar", comentou Rodrigo Bico, coordenador do evento.

NATAL SEDIARÁ ENCONTRO NACIONAL

A Teia Nacional da Diversidade 2014, acontecerá de 6 a 10 de maio de 2014 em Natal/RN, e tem como parceiros o Instituto Federal do RN, a Universidade Federal do RN, a Secretaria Estadual de Cultura do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e GT TEIA.

O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

A Teia 2014 inaugurará, portanto, um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade.

SERVIÇO
TEIA - II Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura
De 13 a 15 de dezembro de 2013
IFRN Cidade Alta - Avenida Rio Branco, 743 - Cidade Alta
Informações: (84) 9906-8193 | 8835-9242

www.facebook.com/pontosdeculturarn

Três dias para debater novos caminhos dos Pontos de Cultura - Matéria Tribuna do Norte

Fonte: Tribuna do Norte - Caderno Viver

Representantes dos 53 Pontos de Cultura em atividade no RN se encontram em Natal, entre os dias 13 e 15 de dezembro, para a segunda edição da Teia Potiguar e do fórum estadual. Toda a programação é gratuita, aberta ao público e se concentra no IFRN-Cidade Alta. O evento visa fortalecer a atuação em rede dos ‘ponteiros’, e despertar na população o interesse pelo debate e participação das discussões acerca das políticas culturais. Outro objetivo destacado diz respeito às articulações locais para realização da 5ª Teia Nacional, que acontece em Natal no início de maio do próximo ano – encontro que deverá reunir cerca de 5 mil artistas vindos de todas as parte do país na capital potiguar.

Durante a Teia Potiguar estão agendados momento de discussões políticas, mostra artística, palestras, mesas redondas, oficinas e relatos de experiências. “É uma preparação para o encontro nacional”, reforçou o ator Rodrigo Bico, do Ponto de Cultura Rebuliço, que funciona em Natal na sede do grupo de teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias no Conjunto Pirangi. “Também vamos aproveitar a a presença do MinC, gestores municipais e do Estado, mais os ‘ponteiros’do RN, para iniciar a construção de uma rede local de Pontos de Cultura”, comentou Bico, um dos coordenadores da Teia Potiguar.

Vistos como uma das principais conquistas em termos de políticas públicas estruturantes, os Pontos de Cultura foram implantados durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura em 2008. Na época, o MinC planejava capilarizar sua atuação e uma das maneiras encontradas foi justamente investir e apoiar grupos, coletivos e associações que já desenvolviam algum tipo de projeto.

Porém, pelo pioneirismo da iniciativa e o excesso de burocracia a que os ‘ponteiros’ foram submetidos, alguns tropeços nos trâmites acabaram atrapalhando a ampliação acelerada da rede. A estadualização e/ou municipalização quanto a responsabilidade dos repasses de verbas, e o devido controle da prestação de contas, também prejudicaram os Pontos. Por isso a importância das Teias, para ampliar e manter as redes funcionando.

Serviço
Teia Potiguar – II Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura. De 13 a 15 de dezembro no IFRN-Cidade Alta (Av. Rio Branco, 743). Abertura sexta (13) às 16h. Informações: 9906-8193 e 8835-9242 ou pontosdeculturadorn.blogspot.com


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pontos de Cultura do RN debatem políticas culturais de 13 a 15 de dezembro

Ponto de Cultura Mãos nas Artes. Foto Canindé Soares
Fórum Potiguar será predecessor do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura que acontece em maio de 2014 em Natal

Na próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 16h, terá início a TEIA Potiguar com a realização do II Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte, debates, oficinas, relatos de experiências e apresentações culturais, com objetivo de despertar na população o interesse pelo debate e participação das discussões acerca das políticas culturais de sua localidade. A programação segue até o domingo (15) no IFRN Cidade Alta. O acesso é gratuito e aberto ao público.

O encontro reunirá representantes dos 53 Pontos de Cultura ativos do RN e contará com a participação de parceiros da Teia Nacional da Diversidade 2014, como o IFRN, UFRN, Fundação José Augusto/SecultRN e Fundação Capitania das Artes. O Ministério da Cultura também confirmou presença e irá discutir o Programa Cultura Viva no Rio Grande do Norte. A Teia Potiguar será anfitriã do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que será sediado em Natal no período de 6 a 10 maio de 2014.

"A TEIA Potiguar é uma preparação para o Encontro Nacional dos Pontos que será realizado em Natal. Vamos aproveitar a presença do MinC, dialogando com os Pontos, governos municipais e estaduais, e instituições de ensino, para iniciar a construção de um edital municipal para a criação da Rede de Pontos de Cultura de Natal, que será debatido durante a realização da Teia Potiguar", comentou Rodrigo Bico, coordenador do evento.

NATAL SEDIARÁ ENCONTRO NACIONAL

A Teia Nacional da Diversidade 2014, acontecerá de 6 a 10 de maio de 2014 em Natal/RN, e tem como parceiros o Instituto Federal do RN, a Universidade Federal do RN, a Secretaria Estadual de Cultura do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e GT TEIA.

O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

A Teia 2014 inaugurará, portanto, um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade.

Confira programação:

Clique aqui



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TEIA Potiguar 2013 - Participe!

Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2013, acontecerá a Teia Potiguar dos Pontos de Cultura. O evento será realizado no IFRN - Campus Natal - Cidade Alta.

Na edição deste ano, cada Ponto, Pontinho e Pontão de Cultura, assim como Ponto de Memória, que já foram ou ainda estão conveniados, seja com o MinC ou a FJA, poderão inscrever 01 delegad@.

Para @s delegad@s do interior do estado, inclusive aqueles que são da Grande Natal, haverá hospedagem durante o evento mas, para isso, é necessário fazer a inscrição que está aberta até dia 20/10.

Para fazer a inscrição d@ delegad@, clique no link abaixo:
http://pontosdeculturadorn.blogspot.com.br/p/inscricoes-teia-etadual.html

Para fazer inscrição para a Mostra Artística da Teia, clique no link abaixo:
http://pontosdeculturadorn.blogspot.com.br/p/inscricao-mostra-artistica-teia-estadual.html


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Inscrição para Mostra Artística e para delegadas e delegados para a nossa TEIA estadual

Inscrição para Mostra Artística da TEIA Estadual

Essa inscrição deve ser feita preferencialmente por Pontos de Cultura, Pontinhos e Pontão do RN a partir das suas produções artísticas. O Cachê será negociado com o Produtor ou Produtora responsável pela inscrição.

O trabalho inscrito integrará a programação da TEIA estadual que acontecerá no IFRN - Cidade Alta. A Mostra artística será nas noites dos dias 15 e 16 de novembro, podendo acontecer em outros horários de acordo com a demanda.

A Seleção será feita por uma Comissão criada nas Reuniões da Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura.

A Produção da TEIA não se responsabiliza pelo traslado até Natal.




Cada Ponto de Cultura já conveniado com o MinC e Fundação José Augusto pode inscrever 1 (um) Delegado e 1 (um) Suplente para participar do Fórum dos Pontos de Cultura do RN, que será realizada no IFRN - Cidade Alta no período de 15 a 17 de novembro de 2013.

Além dos Pontos de Cultura estão aptos a se inscreverem os Pontinhos de Cultura, Pontão e Pontos de Memória que já tenham tido algum convênio com o MinC.

As Inscrições se encerram às 23h59 do dia 20 de outubro.

Cada Ponto de Cultura será responsável pelo transporte de seu delegado até Natal. A produção da TEIA Estadual se responsabilizará por traslado local, bem como alimentação e hospedagem.

Quem se inscrever após a data acima citada se responsabilizará por sua hospedagem, alimentação e transporte local.

Cada entidade por mais que tenha mais de uma ação do Programa Cultura Viva só poderá escrever 1 (um) delegado e seu respectivo suplente.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

De Ponto em Ponto se fortalece a Cultura

Muita gente ainda não consegue entender o que é um Ponto de Cultura, buscam compreender o que é esta política cultural idealizada por Gilberto Gil quando Ministro da Cultura, este que trouxe para sua gestão o entendimento mais correto da palavra “Cultura”, um entendimento no sentido antropológico, nas suas mais diversas facetas, que abarca não só as manifestações artísticas, mas também étnicas, tradicionais, populares e contemporâneas.

Enquanto muitos se limitam a entender que a Cultura somente é feita por artistas profissionais, intelectuais, em eventos megalomaníacos, existem culturas pulsantes acontecendo na base da sociedade, em bairros periféricos, comunidades rurais, e longe das tradicionais casas de espetáculo em que a maioria da população não tem acesso. São estes os Pontos de Cultura. Entidades (registradas ou não) que desenvolvem ações culturais contínuas e que nunca tiveram nenhum apoio financeiro por parte do Estado, mas que a partir do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, começaram a ter suas ações reconhecidas e premiadas. Com verba para compra de equipamentos multimídia, valorização de seus profissionais, dos Mestres Griôs. Verba que ajudou ao fortalecimento de sua imagem na sua própria comunidade, com possibilidades de expandir a Economia Cultural do seu território. Em suma, os Pontos de Cultura são ações que já existem, com um caráter aglutinador, e que vão além de atividades artísticas, atuam também como movimentos sociais, servindo como espaço importante de discussão e de formação cidadã.

A cidade do Natal precisa entender a importância dessa política cultural para o seu desenvolvimento. Nossa juventude negra e periférica necessita e anseia por opções de vida que não chegam até ela, e a necessidade é premente, e infelizmente os jovens não podem esperar que o Estado crie novas possibilidades para eles. Considero que uma ação emergencial seria a valorização desses Pontos de Cultura, Quadrilhas Juninas, Grupos de Dança e de Teatro, Bandas de Música, grupos de Cultura Tradicional, Hip-Hop, Artistas visuais, Cineclubes, Espaços de Cultura Digital e qualquer outra manifestação que se apresenta no seio da nossa Cultura.

A Arte e a Cultura devem ser opções para os nossos jovens, não devem ser empurradas de goela abaixo, sem considerar suas especificidades e condições culturais de cada território. A jovem menina do Bairro de Mãe Luiza precisa se reconhecer enquanto sujeito e enquanto uma fazedora de Cultura, se não outras opções aparecerão e serão empurradas de goela abaixo desta jovem garota, como o Crack e a exploração sexual, a primeira opção que é distribuída a preço de banana em portas de escolas e que causa uma falsa e momentânea sensação de prazer e que acaba com inúmeras vidas e destroem famílias inteiras, e a segunda que é distribuída nas rádios mais populares da cidade (em forma de música), por “gringos” que por aqui chegam, propagada pela Cultura de Massa que mercantiliza o corpo feminino e que o transforma num objeto banal e naturalmente violado.

Fortalecer a Cultura de um povo vai além de empoderar artistas, essa ação remonta em seu povo o desejo de ter e valorizar sua identidade. Precisamos que os Potiguares acendam em si a chama de nossa Cultura, que zele por ela e a exiba como seu principal troféu, que vistamos a camisa da nossa bandeira e que falemos de nossos mestres e Griôs com um orgulho latente. E que, por fim, possamos nos olhar e ver em nossas rugas os traços do nosso povo e de nossa característica cosmopolita, tudo isso fruto de nossas rusgas dialógicas acontecidas ao longo dos séculos.

Rodrigo Bico

(Ator do grupo de Teatro facetas, Mutretas e Outras Histórias, Militante da Cultura e Articulador da Rede Potiguar de Pontos de Cultura)

Novo Blog dos Pontos de Cultura do RN


Os Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte agora tem um novo espaço para divulgação das sua atividades.

Participe. Contribua. Compartilhe. Colabore.

www.pontosdeculturadorn.blogspot.com.br